sábado, 16 de agosto de 2008



Kairos — tempo oportuno


Prega a Palavra, quer seja oportuno, quer não. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; e se recusarão a dar ouvidos à verdade. (2 Tm 4.1-4.)


Enquanto kronos significa tempo cronometrado, marcado, kairos significa o tempo da oportunidade de realizar, tempo oportuno. Paulo conclama Timóteo a pregar a Palavra no tempo oportuno e mesmo aparentemente fora de hora. Isso inclui o questionamento (perguntas honestas), a repreensão (correção do que ia por rumos errados), exortação (levantar e ajudar a aprumar).


Virá tempo em que muitos não suportarão a doutrina sadia, desviando os ouvidos da verdade, indo atrás de fábulas. O tempo de hoje é assim: as pessoas preferem ir atrás de magia e duendes, procuram energia e forças em cristais, ervas e mandingas, em lugar do poder do Deus verdadeiro. Não têm paciência para ouvir a Palavra de Deus, taxando-a de retrógrada e repressora; prendem-se às correntes nefastas do “espiritual” sem a fonte da vida, Jesus Cristo.


Além de falar da Palavra a tempo e fora de tempo, somos desafiados a aproveitar as oportunidades porque os tempos são maus (Ef 5.16). Saber lidar com os que não conhecem a Deus, e conhecer cada vez mais o Deus da verdade é questão de sabedoria: “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” (Cl 4.5). Aproveitar as oportunidades é resgatar, melhorar o tempo que se apresenta, na hora certa.


Perder tempo neste ano? Jamais! É tempo oportuno que eu quero resgatar em todos os sentidos!

Retirado de “Devocionais Para Todas as Estações” (Editora Ultimato, 2005).

Nenhum comentário: